top of page
Buscar

A verdadeira liderança exige comunicação autêntica

ree

Os discursos pomposos de grandes líderes estão, cada vez mais, ficando para trás. No lugar deles, surgem conversas mais próximas, horizontais e uma forma de motivação baseada no diálogo sincero, no envolvimento genuíno e na negociação.


Compartilhar tempo, conhecimento, experiências, pontos de vista e lições aprendidas contribui para gerar mais confiança dentro das organizações, além de impulsionar o crescimento e a participação das equipes.


Tente basear sua próxima conversa na empresa nos seguintes pilares essenciais:


  1. Transparência


    Ninguém gosta de ser mantido no escuro, mesmo quando a verdade pode ser difícil de encarar. Se você deseja que sua equipe reme ao seu lado, explique, com sinceridade, os fatos que levaram a empresa a tomar determinadas decisões.


  1. Honestidade


    Evite eufemismos e jargões vazios. Trate as pessoas com respeito, mas seja claro. Os colaboradores precisam saber onde estão pisando com um líder. Se perceberem que há jogos de poder ou uma agenda oculta, perderão a confiança em você.


  2. Debate


    Permita que as conversas sejam abertas e que cada membro da equipe possa participar sem medo de hierarquias ou represálias. Um ambiente de diálogo franco favorece a inovação e a construção coletiva.


  3. Proximidade


    Ouça as pessoas com o olhar. É essencial que cada colaborador sinta que você se preocupa com ele de forma genuína. Mesmo ao dar um feedback negativo, faça isso com clareza e honestidade, mas também com tato, consideração e em uma posição de igualdade.


  4. Humildade


    Muitas vezes, a melhor maneira de influenciar os outros é reconhecer suas próprias limitações e compartilhar os aprendizados extraídos dos momentos mais difíceis. A vulnerabilidade pode ser uma grande aliada na construção de credibilidade.


  5. Entendimento


    Sinta-se verdadeiramente feliz pelas conquistas das pessoas com quem trabalha e admire aqueles que possuem mais talento ou experiência do que você em certas áreas. Em vez de enxergar isso como uma ameaça, aproveite como uma oportunidade de aprendizado e aproximação.



Em tempos como os de hoje, em que buscamos um pouco de normalidade, a verdadeira liderança se torna o primeiro passo para a construção de uma cultura corporativa capaz de trazer significado, unir as pessoas e orientar toda a organização na busca de um objetivo comum.



 
 
 

Comentários


bottom of page